
Hogsmead
Várias coisas tornam Hogsmead famosa, porém todos que a frequentam sentem que, mesmo se vivessem por centenas de anos, seriam capazes de decifrar todos os mistérios que residem em sua magia. Sendo o único vilarejo bruxo de toda a Grã-Bretanha, Hogsmead foi fundado por Hengisto de Woodcroft, quando este fugia da opressão que sofria dos trouxas, mais ou menos na mesma época em que Hogwarts foi fundada.
O vilarejo é uma pitoresca aldeia de chalés e lojas que possui, além da estação de trem utilizada pelo Expresso de Hogwarts, uma rua principal com pubs e lojas famosas como o Três Vassouras, a Dedosdemel e a Casa dos Gritos, sem esquecer da sorveteria Florean Fortescue, além de algumas ruas secundárias com casas e outros estabelecimentos comerciais como, por exemplo, o Gringotts.
Em ocasiões especiais, os alunos de Hogwarts são autorizados a irem até Hogsmead para aproveitarem-se das suas atrações, porém apenas se tiverem autorização por escrito de seus pais ou guardiões. Este evento ocorre, aproximadamente, uma vez a cada dois meses.